UM POUCO MAIS SOBRE O KRAV MAGA
Uma arte criada nas ruas de um gueto de Bratislava aos campos de batalha do Oriente Médio, e mistificada por muitos enganadores aqui no Brasil, a história de Krav Maga -o sistema oficial de combate da força de defesa israelense.
O Krav Maga é um sistema de combate corpo a corpo utilizado pelas das Forças de Especiais de Elite Israelense, e é amplamente considerado como o melhor sistema de autodefesa devido às suas táticas eficientes .
O Krav Maga enfatiza movimentos instintivos, técnicas práticas e treinamento realista.
Emrich"Imi" Lichtenfeld(em hebraicoImiSde-or) (Budapeste,26 de Maiode1910—faleceu em Netânia,9 de janeirode1998) é o criador da arte de defesa pessoalKrav Maga.
Imi Lichtenfeld nasceu em 26 maio de 1910, em uma família húngara judia em budapesteno império austro-húngaro, ele cresceu em Bratislava, seu pai, Samuel Lichtenfeld, foi um inspector-chefe da polícia de bratislava. Imi Lichtenfeld treinou no ginásio Hercules, que era propriedade de seu pai, que ensinou a ele autodefesa. Como um homem jovem, ImiLichtenfeld foi um boxeador de sucesso, como lutador ele competiu a nível nacional e internacional foi campeão e membro da equipe de wrestling nacional eslovaco.
No final de 1930, os tumultos anti-semitas ameaçaram a população judaica de Bratislava, juntamente com outros boxeadores e lutadores judeus, Imi Lichtenfeld ajudou a defender o seu bairro judeu contra gangues racistas. Ele logo percebeu que o desporto tem pouco em comum com o combate real e começou a desenvolver um sistema de técnicas para a prática de autodefesa em situações de risco real de vida..Em 1935, Imi Lichtenfeld visitou a palestina com uma equipe de lutadores judeus a participar nos jogos de maccabi, mas não pode participar por causa de uma costela quebrada, que resultou de seu treinamento durante o percurso, isto levou à fundamentais preceito de Krav Maga, "não se machucar" durante o treinamento, Imi Lichtenfeld voltou a tchecoslováquiapara enfrentar o aumento da violência anti-semita.
Imi Lichtenfeld organizou um grupo de jovens judeus para proteger a sua comunidade, nas ruas, ele adquiriu experiência duramente das diferenças cruciais entre o combate esporte e luta de rua, ele desenvolveu seu princípio de auto-defesa onde o maior fundamento é: “use movimentos naturais e reações naturais para a defesa, combinado com um contra-ataque imediato e decisivo”, a partir desta compreensão evoluiu a teoria refinada de "defesa e ataque simultâneos 'enquanto' nunca ocupando as duas mãos no mesmo movimento defensivo."
Imi Lichtenfeld organizou um grupo de jovens judeus para proteger a sua comunidade, nas ruas, ele adquiriu experiência duramente das diferenças cruciais entre o combate esporte e luta de rua, ele desenvolveu seu princípio de auto-defesa onde o maior fundamento é: “use movimentos naturais e reações naturais para a defesa, combinado com um contra-ataque imediato e decisivo”, a partir desta compreensão evoluiu a teoria refinada de "defesa e ataque simultâneos 'enquanto' nunca ocupando as duas mãos no mesmo movimento defensivo."
Em 1940, Imi Lichtenfeld fugiu da ocupação nazista de seu país natal, rumo a palestina a bordo do navio aliyahbet, “pencho”, que naufragou nas ilhas gregas do decaneso, Imi chegou a Israel em 1942 depois de cumprir o serviço militar com grande notoriedade na legião checa.
Primeiros líderes de Israel imediatamente reconhecem o talento de combate de Imi Lichtenfeld e a sua engenhosidade, Imi começou a treinar as primeiras unidades Israelitas com o palmach, palyame haganah sistema militar de combate de perto, esta formação incluiu aptidão de combate, táticas de baioneta, a remoção de sentinela, luta da faca, faca/bastão, e qualquer outro tipo de defesa militar orientada a problemas que requeriam uma solução criativa.
Após o estabelecimento de Israel em 1948, tornou-se o instrutor chefe de treinamento físico nas forças de defesa de Israel, foi nessa época que seu sistema veio a ser chamado paninelpanin, em 1944 começou a treinar lutadores Lichtenfeld em suas áreas de especialização: aptidão física, natação, luta livre, o uso da faca, e as defesas contra ataques com faca, durante este período, ele treinou várias unidades de elite da haganáe palmach(força marcante da haganáe precursor das unidades especiais das idf), incluindo o pal-yam, bem como grupos de policiais.
Em 1964, Lichtenfeld se aposentou do exército israelense, ele, então, modificado o sistema por ele empregado no sentido estritamente militar e estabelece o que hoje conhecemos como Krav Maga para atender às necessidades das forças policiais e civis e o publico civil, em 16 de agosto de 1970, o conjunto de técnicas que eram ensinadas ganhou o nome que traduziram os ensinamentos deixados pelo criador, Krav Maga -omanut halerrimahaiss raelitle haganaatzmit(krav-magá-a arte marcial israelense para a defesa pessoal).
Ele treinou equipes de instrutores de Krav Maga, que foram credenciados por ele e pelo ministério da educação de Israel, ele também criou o Krav Maga association em 1978, em 09 de janeiro de 1998, Imi Lichtenfeld faleceu em Netanya, Israel, com a idade de 87.
Krav Maga (em hebraico: קרב מגע , "combate próximo / de contato". krav[קרב ]: e maga[מגע ]: contato ou toque ) é um sistema de defesa pessoal ou de combate corpo a corpo eclético, conhecido mundialmente e desenvolvido em Israel, que envolve técnicas agarramento e golpeamento, com exercícios simples, rápidos e objetivos, traz as respostas para qualquer tipo de agressão, seja ela de pés, mãos, no chão ou com arma, é acessível a todas as pessoas, independente do seu tipo físico, sexo ou idade, por causa de sua eficácia, o Krav Maga é considerado um sistema tático de defesa pessoal e não uma arte marcial.
O QUE É? Krav Maga (em hebraico: קרב מגע , "combate próximo / de contato". krav[קרב ]: e maga[מגע ]: contato ou toque )
Nos tempos da resistência e nos primeiros anos depois da fundação do exército israelense, os treinamentos de defesa pessoal e preparação física ganharam vários apelidos, como kapap(luta cara a cara), kravpanimelpanim(combate corpo a corpo), makelnegedmakel(bastão contra bastão), yadaimreikot(mãos vazias), nessheknegedneshek(arma contra arma), etc.
Esses nomes não tinham nenhuma ligação com o krav-magá, além do fato que Imi, sendo o instrutor-chefe, foi o único responsável pelas aulas e pela elaboração dos programas de treinamento, durante a década de 60, Imi pronunciou o conjunto de técnicas como sendo haganaatzmit, ou seja, defesa pessoal.
Não há regras para a prática do Krav Maga. Homens e mulheres recebem o mesmo treinamento, porém recomenda-se que crianças freqüentem a partir dos 7 anos devido a psicomotricidade.
Não há regras no Krav Maga pelo fato de ser uma técnica de defesa pessoal, utilizada para garantir a sobrevivência do utilizador, mantê-lo a salvo e neutralizar qualquer ameaça utilizando todos meios disponíveis. Os princípios gerais incluem:
Contra-atacar assim que possível (ou atacar preventivamente)
Focar ataques nas áreas mais vulneráveis e sensíveis do corpo, como genitais, olhos, mandíbula, garganta, joelhos, etc
Neutralizar o oponente o mais rápido possível, respondendo com um fluxo contínuo de contra-ataques, e, se necessário, matar/aleijar.
Manter consciência dos arredores enquanto lida com a ameaça para perceber rotas de fuga, mais ameaças, objetos útil para defesa e ataque e assim por diante..
O treinamento básico mistura exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Aparadores, manoplas, protetores e outros equipamentos de proteção pessoal podem ser utilizados durante o treinamento.
O treinamento também cobre o reconhecimento da situação para que o aluno desenvolva uma compreensão de seus arredores, e de circunstâncias antes da ocorrência de um ataque. Ele também aprende a lidar com situações menos violentas, e a utilização de métodos verbais para evitar a violência sempre que possível.
Imi Lichtenfeld estabeleceu regras e leis e só depois deu conteúdo completo para cada uma delas separadamente.Abaixo, apresentamos as regras que juntas criam o ente completo que é o Krav Maga:
1.MENOR CAMINHO, MÁXIMA VELOCIDADE, MÁXIMO PESO, EM DIREÇÃO AO OPONENTE.
2.QUE NADA SEJA ESTRANHO AO NOSSO CORPO.
3.SEJAM SUAVES.
4.A FORÇA DOS GOLPES E CHUTE NO KRAV MAGÁ FICA NO CAMINHO DE VOLTA.
5.NUNCA DÊ AS COSTAS PARA O INIMIGO.
6.A DETERMINAÇÃO DE ENTRAR (LEHIKANES).
7.FAÇA O QUE CONSEGUE, MAS FAÇA CERTO.
8.KRAV MAGA É ENSINADO EM HEBRAICO.
9.SEJA BOM O SUFICIENTE PARA NÃO PRECISAR MATAR.
10.VÁ PARA JUNTO DO INIMIGO.
11.USE A FORÇA DO OPONENTE CONTRA ELE MESMO.
12.APRENDAM A “LER” O INIMIGO.
13.DEFESA ESPECIFICA CONTRA ATAQUE ESPECIFICO.
14.SEMPRE MANTER A DISTÂNCIA DE UM PASSO DO INIMIGO.
15.MEDIOCRIDADE É O INIMIGO Nº 1 DO KRAV MAGÁ E DA HUMANIDADE TODA.
O Krav Maga revela um caminho que permite qualquer um exercer o direito à vida, mesmo no cenário violento que nos rodeia. É a única luta não reconhecida mundialmente como arte marcial, mas sim como Defesa Pessoal.
Não há regras ou competições, pois sua técnica visa à legítima defesa em situações de perigo real. Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, mostra ao cidadão comum como se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo. Com origem militar, sua aplicação nas forças de segurança já foi adotada por corporações do mundo inteiro por sua eficiência em combate.
Ser o mais rápido;Manter o peso na área de contato com o alvo;Atingir os pontos críticos do corpo;Evitar ser atingido;Usar objetos ou ferramentas que estão por perto;Alternar de defesa para ataque rapidamente;Usar os reflexos naturais do corpo;Neutralizar o alvo;Ser objetivo (exemplo: "Se queremos fugir, fugimos; se queremos bater, batemos").
A idéia básica é tratar da ameaça imediata (um estrangulamento, por exemplo), prevenir que o agressor possa voltar a atacar, neutralizar o agressor, proceder todos os passos de maneira simples e eficaz. Ter em conta tirar vantagem da iniciativa do agressor o mais rápido possível. O Krav Maga geralmente assume uma posição em que se tenta infligir ou defletir o máximo de dor no oponente. Genitais, olhos, e outras zonas de "golpes baixos" são enfatizados, tal como outros golpes em que se maximize o dano ao adversário. É utilizado o peso do corpo para se atacar (aproximadamente 2/3 do total). É claramente aceitável fugir da situação de conflito (retirada tática), se a situação nos obrigar a isso. O Krav Maga pode ser utilizado contra oponentes armados de várias maneiras ou contra vários adversários. É também um método de defesa muito eficaz em ambientes fechados (como um avião, por exemplo).
DISTÂNCIA EM COMBATE
Os métodos utilizados para condicionar o praticante à luta real (estratégia, distancia de combate e ritmo) contêm em si elevados ensinamentos. Ensinam, para além das técnicas que em cada um delas estão contidas de modo buscando a realidade.
No krav maga, o estado de Israel orienta que “as técnicas mais avançadas e exóticas sejam reservadas para os praticante de origem militar, assim sendo dão credibilidade a essa afirmação quando declaram que “ existem algumas técnicas de krav maga como os “drills”, que nunca foram explicadas a europeus ou americanos e provavelmente jamais serão. Esses golpes mortais são notáveis. Alguns são aplicados na espinha, outros no pescoço e na cabeça, e dois no rosto.
“Existe um número quase incontável de manobras que paralisam temporariamente nervos e centros nervosos, e outros que interrompem a circulação do sangue em várias partes do corpo”.
Mestre Imi disse “É essencial que todo aluno de krav maga se familiarize com os pontos vitais (kyushoem japonês) do corpo humano. Sem esse conhecimento, se ele entrar em uma luta de vida ou morte com um oponente poderoso, sua incapacidade de atingir o alvo adequado, ou seja, os pontos vitais, que são pontos do corpo, podem levar a sua derrota e até mesmo a um fim amargo.
No kravmaga os pontos vitais podem ser rapidamente descritos como partes do corpo humano que o kravista ataca com as mãos, punhos, cotovelos, joelhos, calcanhares e dedos de diversas maneiras para a finalidade de neutralizar seu oponente ou, se necessário, matá-lo imediatamente. Para essa louvável finalidade, a mais absoluta precisão na localização dos pontos vitais e o conhecimento dos diversos graus de sensibilidade envolvidos em cada caso são claramente indispensáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário